• Roberto Kirizawa

Procrastinar | Quando Menos é Mais

Tempo de leitura: 7 minutos


Procrastinar é uma coisa que todos fazemos, com mais ou menos intensidade. Não importa qual é a sua profissão, seu nível de estudo ou sua experiência de vida. A procrastinação é algo que fazemos naturalmente e nem percebemos. Se não estivermos focados, o dia passa e quando nos damos conta não fizemos tudo que precisávamos fazer.

Por que é fácil procrastinar

É fácil procrastinar porque conseguimos, com certa facilidade, enganarmos a nós mesmos. Sempre conseguiremos encontrar algo que devemos fazer antes daquela tarefa que estamos evitando. Muitas vezes evitamos uma tarefa porque ela é complexa ou meramente chata. E dessa forma ela vai ficando para trás em nossa lista sem que a gente se dê conta que dentro em breve perderemos o prazo.

Exemplo de procrastinação

Quantas vezes você deixou para fazer o imposto de renda na última semana? A gente lembra que tem que fazer, mas aí se dá conta que ainda tem muito tempo e pensa: acho que posso deixar para fazer amanhã. E esse amanhã vira depois de amanhã, que vira semana que vem e só iremos parar de procrastinar quando não tivermos mais tempo. Aí a gente sai fazendo de qualquer jeito, desesperado para conseguir cumprir o prazo estipulado.

E o mais comum: quantas vezes você deixou para estudar para a prova no último dia? Ou quem sabe na última noite?

Isso é algo inerente ao ser humano.

Quando é mais fácil procrastinar

Quando trabalhamos por conta própria o negócio piora, pois não temos um chefe cobrando a toda hora que determinada tarefa foi cumprida. Temos a tendência de fazer as coisas somente porque sabemos que logo mais seremos cobrados por isso. Caso contrário a maioria das pessoas irão procrastinar, na certa.

Fatores para procrastinar

Hoje, mais do que nunca na história, temos muitas distrações que acabam chamando mais atenção do que nosso próprio trabalho. As redes sociais são um dos maiores vilões. Quem consegue se segurar ao ouvir a notificação do celular indicando que caiu uma mensagem nova no Whatsapp, no Instagram ou no Facebook? Após ouvir a notificação, nossa mente fica num estado de curiosidade tal que não conseguimos nem pensar mais direito. Enquanto nossa curiosidade não for satisfeita não conseguimos produzir mais nada. O grande problema é que ao pegar o celular para ver o que era aquela notificação acabamos vendo muito mais do que apenas isso. Começamos a correr a linha do tempo da rede social, respondemos as mensagens que estão paradas, comentamos os posts que achamos interessantes e quando nos damos conta já se passaram mais de meia hora.

Não são apenas as redes sociais que nos faz procrastinar.

As redes sociais não são os únicos vilões que roubam nosso tempo, nossa produtividade e gera a procrastinação. Em casa, a televisão com o vídeo game também competem pelo nosso precioso tempo. Quem nunca, ao chegar do trabalho, sentou um pouco no sofá para dar uma pequena relaxada antes de ir para a academia e acabou saindo do sofá apenas para ir dormir?

O que fazer para evitar de procrastinar

Criar a sua lista de tarefas prioritárias para o dia é uma das coisas mais simples, mas que mais dá resultado. Sabendo o que tem que fazer durante o dia e quais são as tarefas mais importantes, temos a tendência de conseguir focar no que é mais importante por maiores períodos de tempo.

Criar uma rotina produtiva para o dia até que ela se torne um hábito também facilita nossa produtividade. Quando estipulamos uma rotina de horários pré determinados para cada tarefa do dia e conseguimos segui-la por vários dias consecutivos começamos a criar o hábito de dividir nossa agenda para realizar as tarefas estipuladas. Quando o hábito é enraizado conseguimos segui-lo sem pensar muito, de forma natural e quando chegar neste ponto você perceberá que a grande dificuldade de se manter focado nas atividades cada vez será menor.

Como criar as listas de tarefas

Procure fazer a lista de tarefas para o dia seguinte, no fim do dia anterior. Coloque as 2 principais tarefas que você tem que cumprir. É com a realização delas que você conseguirá terminar o dia com a sensação do dever cumprido. Tome o cuidado com o tipo de tarefa que você vai colocar em sua lista. Uma tarefa muito abrangente não é o ideal. Por exemplo, se você colocar para terminar tal projeto, isso não é factível. Dívida o projeto em várias pequenas tarefas. Então escolha 2 dessas pequenas tarefas para serem concluídas por dia. Cada tarefa não pode levar mais do que 2 horas. Se levar mais tempo do que isso, então divida mais ainda. Talvez colocar como meta a realização de um percentual de tal tarefa seja mais interessante em alguns casos. Desta forma, cumprindo 2 tarefas importantes por dia você já terá 4 horas de trabalho programadas. O restante seria para realizar tarefas de menor importância como responder e-mails, reuniões, pesquisas, etc.

Como criar o hábito

Para criar seu hábito diário e parar de procrastinar é interessante inserir atividades motivadoras dentro de sua rotina que irão lhe impulsionar. Eu por exemplo começo meu dia com uma rotina certa. Ao levantar da cama vou ao banheiro, escovo os dentes, tomo minha água com limão, medito e faço minha série de exercícios. Para mim, esta rotina matinal é o gatilho mental para me sentir bem e que meu dia será produtivo. Hoje essa rotina já virou um hábito que me impulsiona em realizar todas as tarefas que determino para o dia. Fora esta rotina matinal, coloco alguns gatilhos durante o dia para me recarregar e me dar forças para continuar produtivo. Um desses gatilhos é dar uma parada para tomar um café. Esse é um momento que tiro para relaxar um pouco para conseguir ter uma segunda onda produtiva no dia. Tenha em mente que o eu faço pode não ser o ideal para você, mas pode te ajudar a ter ideias de como poderá organizar o seu dia a fim de conseguir alcançar seu objetivo.

Quando Menos é Mais

Tenha em mente que sempre temos que entender que não adiantar fazer de mais nem de menos. Temos que entender QUANDO MENOS É MAIS. Ter 2 tarefas que vão consumir 2 horas diárias cada é melhor do que uma que vai consumir 8 horas e será tão extenuante que você não vai conseguir fazer o que se propôs e terá a sensação de fracasso no fim do dia. No próximo dia ao lembrar da experiência do dia anterior você terá a tendência de procrastinar a tarefa para não ter que passar pela mesma experiência novamente e aí você pode entrar num perigoso ciclo vicioso. Portanto, monte sua lista de tarefas de forma que seja desafiadora, porém factível.

 

Programa Quando Menos é Mais

Caso você tenha interesse de obter todos estes benefícios, utilizando os conceitos do minimalismo em conjunto com técnicas cientificamente comprovadas, clique no botão abaixo e saiba mais sobre o Programa Quando Menos é Mais.


Programa Quando Menos é Mais

 

Se você achou que este conteúdo teve valor para você e pode ajudar alguém que você conheça, compartilhe-o como demonstração de carinho.

Muito obrigado e até a próxima.


#procrastinar

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tempo de leitura: 5 minutos Hoje vamos conversar sobre o livro A Arte de Viver que foi escrito por Sharon Lebell, baseado no primeiro e mais admirável manual do Ocidente em como viver melhor, criado p

Tempo de leitura: 4 minutos Hoje vamos conversar sobre como muda de vida e conseguir conquistar seus objetivos. Muitas pessoas querem mudar de vida, mas não sabem como começar. Nem mesmo o que tem que