• Roberto Kirizawa

Porque destralhar nossa casa

Tempo de leitura: 5 minutos


Nesta semana realizei um destralhe de rotina em casa. Digo de rotina, porque o destralhe é um processo contínuo. Na verdade, nunca acaba. Nossa vida não fica parada, e portanto, o lugar em que vivemos também fica em contínuo processo de mudança.

Opções de destino da coisas a destralhar

Temos a opção de:

  1. Vender;

  2. Doar;

  3. Descartar. Para escolher qual é a melhor opção temos que levar em consideração principalmente o estado em que as coisas a destralhar se encontram. Se as coisas estiverem em ótimo estado ou nunca foram usadas, vender é uma boa opção. Vender diretamente para as pessoas que estão precisando, por um preço camarada, creio que seja o ideal. Dessa forma, tanto quem vende como quem compra consegue melhores ganhos. Mas, caso não tenha tempo para fazer venda de forma picada, você pode levar tudo e vender o pacote inteiro em uma loja especializada em compra e venda de produtos usados. O detalhe é que em lojas assim praticamente você não vai conseguir ganhar dinheiro algum. Pois elas procuram comprar pelo menos preço possível para obter maiores margens de lucro. Se tiver que vender deste jeito pense que está ganhando tempo, e que está ajudando várias pessoas. Desde as pessoas que trabalham nas lojas de usados como as pessoas que poderão compras as coisas com valor mais em conta. Ou neste caso, talvez a doação seja uma boa. Você poderá levar tudo de uma única vez e entregar para alguma entidade beneficente que aceite doações de coisas como as que você está desfazendo. E por último, caso as coisas não estejam em boa condições de uso ou estejam quebradas, o descarte é o melhor destino. Para isso, é importante verificar quais são as regras de descarte estipulados em sua cidade. Existem cidades que possuem locai próprios para descartar equipamentos eletrônicos, móveis, vidros, etc.

Porque destralhar

Existem vários motivos para destralhar a casa. Eles vão desde simplesmente ter um ambiente mais limpo e organizado como a ter mais saúde e produtividade. Por isso vou descrevê-los de forma mais explicativa.

Energia

Você pode estar se questionando: energia? Sim, o primeiro ponto que fiz questão de colocar é este, porque pra mim é um dos mais importantes. Você já parou para pensar que tudo está sempre em eterno movimento? A cada vez que você coloca sua mão em um rio ou mar, ou até mesmo na água da torneira, sempre será uma nova gota de água. Nunca é a mesma. A energia que o sol emite e toca nossa pele para produzirmos vitamina D, ou as plantas poderem fazer a fotossíntese nunca é a mesma. Até mesmo nossas células estão em constante movimento. E por isso acredito que tudo é energia. E a energia, pela sua natureza, deve seguir seu fluxo natural. Deve estar sempre em movimento. Não adianta juntar dinheiro em baixo do colchão. O dinheiro tem que estar trabalhando para a gente. Sendo investido no mercado, contribuindo para empresas prosperarem. E com isso retornarem mais dinheiro para que investiu. Nossa vida também deve refletir isso. Coisas que não estão mais sendo usadas devem ir para outras pessoas que possam fazer melhor proveito. Assim eu acredito. Assim eu faço. Pois é dando que se recebe. Dando amor, recebemos amor. Fazendo o bem, recebemos o bem.

Organização

A organização é um dos fatores mais óbvios e visíveis para destralhar. Seja a casa, a mesa do trabalho ou o guarda roupas, o efeito é imediato. É interessante o processo de quando arrumamos nossas coisas, deixando o que queremos e descartando o que não temos mais a necessidade. Isso afeta nossa mente de tal forma que ela também começa a trabalhar desta forma. Ao organizar nossa casa, também estamos organizando nossa mente. E da mesma forma, nossa mente está liberada para descartar pensamentos que não são saudáveis ou necessários. Podendo então reter apenas o que é essencial para nós mesmos.

Sensação de bem-estar

Quando estamos em um ambiente limpo e organizado temos a sensação de bem-estar. É gostoso estar em um lugar assim. Tudo que fazemos dá mais prazer. Seja ao ler um livro no sofá da sala ou preparar a refeição na cozinha. Agora, o contrário também acontece. Em um lugar bagunçado e cheio de tralhas, até o ambiente fica mais escuro. Temos a sensação de opressão e gera o sentimento de fracasso. Fracasso por não conseguir cuidar da própria casa, do próprio espaço.

Tempo

Em um ambiente limpo e organizado é fácil encontrar as coisas que precisamos. Com isso nos tornamos mais produtivos e economizamos tempo. Lembre-se economizar tempo é economizar vida.

Dinheiro

Quando estamos constantemente destralhando nossa casa, estamos constantemente fazendo dinheiro. Podemos fazer dinheiro vendendo as coisas que não precisamos mais. E o principal: não compramos em duplicidade coisas que por ventura achamos que não temos, ou achamos que acabaram.

Saúde

Destralhar ajuda na saúde mental por tudo que já foi dito. Fora que ao liberar espaço e ter menos coisas, evitamos o acúmulo de:

  1. Poeira;

  2. Ácaro;

  3. Sujeira;

  4. Pelos;

  5. Mofo.

Dessa forma evitamos problemas de saúde como:

  1. Alergia;

  2. Problemas respiratórios;

  3. Inflamações.

Bom, acredito que estes sejam os maiores fatores para destralhar a casa.

 

Programa Quando Menos é Mais

Caso você tenha interesse de obter todos estes benefícios, utilizando os conceitos do minimalismo em conjunto com técnicas cientificamente comprovadas, clique no botão abaixo e saiba mais sobre o Programa Quando Menos é Mais.


Programa Quando Menos é Mais

 

Se você achou que este conteúdo teve valor para você e pode ajudar alguém que você conheça, compartilhe-o como demonstração de carinho.

Muito obrigado e até a próxima.


#desentulhar #destralhar

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo