• Roberto Kirizawa

Por que é tão difícil dizer não

Tempo de leitura: 3 minutos


Hoje vamos conversar sobre uma coisa que eu acho que pode ser o ponto chave para uma mudança radical em sua vida. Pelo menos, com certeza, seria o ponto inicial, que é conseguir dizer não.

Você já parou para pensar por que é tão difícil dizer não para os outros?

As pessoas podem dizer não

Primeiramente, se é tão difícil difícil dizer não, talvez seja porque você criou esta ideia em sua mente. Isso mesmo. Se você não gosta de receber negativas e não aceita ideias que sejam contrárias às suas, provavelmente também acha que os outros pense da mesma forma. Mas o que você não entende é que os outros são os outros e você é você. É totalmente normal pessoas terem ideias e ter percepções diferentes. A soma disso que gera o crescimento. Se todos aceitarem de bom grado tudo que lhe for dito, nada terá a possibilidade de melhorar.

Medo de não ser aceito

É compreensível que exista uma certa dificuldade em dizer não. Faz parte da natureza humana. Em tempos primitivos quem não soubesse conviver em grupo tinha poucas chances de sobreviver. Por isso, carregamos esta lembrança em nosso gen. Mas os tempos mudaram e muita gente não conseguiu se adaptar aos novos padrões. Hoje em dia quem não sabe dizer não, acaba com sua saúde mental e emocional. Saber falar não, é importantíssimo para manter o equilíbrio emocional.

Reflexos de quem acha difícil dizer não

Quem não sabe dizer não acaba sofrendo reflexos indesejáveis em sua vida:

  1. Sofre calado;

  2. Cria rancores;

  3. Explode em momentos impróprios;

  4. Não dá aos outros a oportunidade de mudar.

Cuidado com os aproveitadores

Existem pessoas que se aproveitam de quem não sabe dizer não. Abusam pedindo ajuda para problemas que elas mesmas deveriam resolver. Para estes casos é essencial saber colocar limites. Deve-se negar a solicitação feita indevidamente e dizer o porquê de não poder atender. Mas não precisa querer explicar demais, não. Basta dizer brevemente a justificativa. Tipo, estou com muito trabalho que exige minha atenção no momento.

Também há as pessoas que ultrapassam o seu limite e não percebem. E se você não demonstrar claramente qual é o seu limite, elas cada vez excederão mais.

Se valorize

Quando você aceita fazer tarefas de outras pessoas no lugar de fazer as suas próprias, está demonstrando que não valoriza suas próprias necessidades e prioridades. Você deve entender que não tem como agradar a todos. Quando você conseguir aprender a dizer não, sua vida ficará mais leve. O tempo, antes utilizado para fazer tarefas que não lhe agregavam em nada, passará a ser utilizado para coisas mais importantes para você como:

  1. Dar atenção à sua família;

  2. Cuidar de sua saúde, fazendo uma atividade física;

  3. Descansar;

  4. Ler um bom livro;

  5. Fazer um curso.

Encontrar o equilíbrio é a grande dificuldade e o maior desafio de todos.

O fato é: se você quer ser realmente um bom amigo, não há problema algum em dizer não. Você só precisa estar estar ao seu lado nos momentos que realmente importam.

 

Programa Quando Menos é Mais

Caso você tenha interesse de obter todos estes benefícios, utilizando os conceitos do minimalismo em conjunto com técnicas cientificamente comprovadas, clique no botão abaixo e saiba mais sobre o Programa Quando Menos é Mais.


Programa Quando Menos é Mais

 

Se você achou que este conteúdo teve valor para você e pode ajudar alguém que você conheça, compartilhe-o como demonstração de carinho.

Muito obrigado e até a próxima.


#dizernão

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tempo de leitura: 5 minutos Hoje vamos conversar sobre o livro A Arte de Viver que foi escrito por Sharon Lebell, baseado no primeiro e mais admirável manual do Ocidente em como viver melhor, criado p

Tempo de leitura: 4 minutos Hoje vamos conversar sobre como muda de vida e conseguir conquistar seus objetivos. Muitas pessoas querem mudar de vida, mas não sabem como começar. Nem mesmo o que tem que