• Roberto Kirizawa

Organizar não é destralhar

Tempo de leitura: 4 minutos


Muitas pessoas não percebem que organizar não é destralhar. Confundem destralhar com organizar. É fato que para se organizar a casa é primordial primeiramente destralhar. Mas o inverso não é verdade.

Ficou meio confuso? Então vamos conversar um pouco mais sobre o assunto.

Qual é a diferença

Imagine que você pega todos aqueles livros que estão espalhados pelas estantes da casa, junta todos eles e coloca-os dentro de uma caixa. Depois pega essa caixa e guarda dentro do maleiro.

O que você acha que acabou de fazer? Destralhar ou organizar? Sim. Você acertou. Você apenas organizou.

A casa pode ter a aparência de estar organizada e destrancada, mas, como dizem, pode ter esqueletos no armário. Ou seja, toda a tralha pode estar, na verdade escondida, dentro de armários, gavetas e maleiros.

Organizar não é destralhar

Por isso, antes de organizar é necessário destralhar. Destralhar exige muito mais tempo. Pois é necessário verificar se algo realmente é necessário ou se pode ser descartado. E ainda: se puder ser descartado, tem que verificar qual será o destino disso. Tipo: será vendido, doado ou descartado.

Não siga o caminho mais fácil

E devido a isso a gente tem a tendência de querer pegar tudo e jogar dentro de uma caixa, gaveta ou armário. A princípio, aos nossos olhos, o ambiente ficou limpo e organizado. Só que não. O que estamos fazendo, na verdade, é postergar uma ação, que mais cedo ou mais tarde deverá ser feita.

E se o destralhe terá que ser feito de todo modo, por que não fazer isso logo, e acabar com esta pendência de vez?

Dividir para conquistar

Eu aconselho destralhar por partes, utilizando a técnica “Dividir para Conquistar”. Ou seja, todo dia utilizar de 15 a 30 minutos do seu tempo para destralhar um pouco da sua casa, escritório ou outro lugar que te pertença. Dessa forma, você não terá o seu dia comprometido com esta tarefa e ela não se torna estressante.

Divida por categoria

Procure dividir as coisas por categoria para realizar o destralhe. Por exemplo: material de escritório. Junte tudo que é material de escritório que está espalhado pela casa e então verifique o que você precisa ou não. Eu, particularmente, gosto de destralhar por categoria porque desta forma consigo visualizar com mais facilidade coisas que temos em duplicidade. Na maioria das vezes temos coisas em duplicidade porque a gente não se lembrava que tinha algo e acabou comprando novamente. Ou pior, não encontrou algo que tinha e acabou comprando por isso.

Pós destralhar, organize

Conforme você for destralhando, aí sim, poderá ir organizando. Note, que muitas vezes, quando algo não tem lugar para guardar é porque ele não é necessário. Nem sempre é assim, mas isso é um indício de que isso pode ser descartado.

Outra coisa importante que também devemos notar é que o destralhamento deve acontecer sempre.

Estou até imaginando sua cara agora, nesse exato momento rsrs. Você deve estar se perguntando: mas tenho que ter este trabalho constantemente? E eu te respondo: este trabalho vai ficando cada vez menor. Chega uma hora que ele é mínimo.

Não é que você acabou de destralhar sua casa e já tem que começar tudo de novo. Mas você tem que entender que o local em que vivemos e trabalhamos é continuamente alterado. Isso é dinâmico. Sempre tem algo novo entrando em casa ou no escritório. E por isso é interessante a gente realizar o destralhe de tempos em tempos.

Mantenha seu ambiente destralhado

Agora, seguindo a regra de que para entrar roupa nova no guarda roupas, alguma roupa antiga tem que sair, e seguindo a mesma analogia para o resto da casa, provavelmente você conseguirá manter sua casa destralhada sem muito esforço.

Então, agora você já sabe: não adianta organizar sem antes destralhar. Fazendo deste jeito, você conseguirá manter o ambiente que vive ou o ambiente do trabalho limpo, organizado e principalmente: destralhado!

 

Programa Quando Menos é Mais

Caso você tenha interesse de obter todos estes benefícios, utilizando os conceitos do minimalismo em conjunto com técnicas cientificamente comprovadas, clique no botão abaixo e saiba mais sobre o Programa Quando Menos é Mais.


Programa Quando Menos é Mais

 

Se você achou que este conteúdo teve valor para você e pode ajudar alguém que você conheça, compartilhe-o como demonstração de carinho.

Muito obrigado e até a próxima.


#destralhar #organizar

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo