• Roberto Kirizawa

Less is Now – Minimalismo Já | Resenha

Tempo de leitura: 4 minutos


Hoje é dia de falar sobre o novo documentário dos amigos Joshua Fields Milburn e Ryan Nicodemus, mais conhecidos como The Minimalists. O documentário Less is Now, entitulado em português como Minimalismo Já, foi disponibilizado no catálogo da Netflix no dia primeiro de janeiro de 2021. Neste filme a dupla de amigos conta como chegou ao estilo de vida minimalista.

Basicamente tiveram uma infância difícil. Nasceram em famílias sem muitas condições financeiras e como todo garoto com este tipo de experiência de vida, concentraram seus esforços para conquistar e poder vivenciar o tão famoso sonho americano.

E assim fizeram, e de tanto querer e batalhar conseguiram alcançar salários altos, podendo comprar todo o tipo de bem de consumo que o dinheiro proporcionava. Mas, mesmo tendo alcançado o nível salarial que almejavam quando saíram da escola, sentiam que algo estava errado.

A felicidade que acharam que alcançariam não estava acontecendo. E para tentar alcançar esta “felicidade” passaram a gastar todo o dinheiro que ganhavam com itens, viagens e carros de luxo. Porém, quanto mais ganhavam, mais abria a possibilidade de se endividarem, comprando objetos cada vez mais caros.

E é dessa forma que aprenderam, à duras custas, que o sonho americano estava mais para pesadelo. 

O primeiro a parar para refletir e tentar mudar o rumo disso foi o Joshua. Aliás ele teve 2 grandes baques praticamente ao mesmo tempo, que fez ele ter que parar para repensar tudo em sua vida. Primeiro foi o falecimento da mãe e logo em seguida o divórcio.

Infelizmente são em momentos como estes que a gente se dá conta que não está no caminho certo. Ao invés de conseguir perceber antecipadamente e corrigir a rota antes que grandes catástrofes aconteçam, temos a tendência de esperar que o pior aconteça para só então, sem ter mais o que fazer, tomar a única decisão que nos resta que é mudar o rumo que estávamos caminhando. E foi isso que aconteceu com ele. Quando foi arrumar as coisas que a mãe tinha deixado e encontrou diversos trabalhos de escola de quando era criança, percebeu que na realidade as lembranças não estão nas coisas, mas sim, que carregamos conosco, em nossa mente e nosso coração. Então nesse momento que ele teve o insight de que mais vale a pena ter experiências do que coisas. É como ele mesmo diz:

Pra mim tudo começou com uma pergunta: como a vida pode ser melhor com menos? Respondendo isso consegui identificar o propósito do minimalismo. Não só como, mas o porquê de fazer isso. Percebi que se simplificasse minha vida teria mais tempo para minha saúde, minhas relações, minha criatividade, minhas finanças e poderia contribuir muito mais, de forma significativa. Percebi os benefícios do minimalismo além do destralhe do armário. Joshua Fields Millburns

Já com Ryan Nicodemus, ainda perdido, mas percebendo que tinha que mudar, se deparou com o amigo Joshua e notou que ele estava se transformando em outra pessoa. Antes, uma pessoa triste, à procura da felicidade e toda endividada, como ele próprio, agora estava com um semblante calmo e feliz. Dessa forma ao chamar o amigo de longa data para almoçar, perguntou o que estava acontecendo. E aí teve seu primeiro contato com o minimalismo. Como estava presenciando o resultado deste estilo de vida na pessoa do amigo, abraçou a causa imediatamente e pediu ajuda para mergulhar de cabeça nessa mudança. As palavras do Ryan foram:

Ir atrás do sonho americano me custou muito mais que dinheiro.Minha vida era cheia de estresse, ansiedade e descontentamento. Ryan Nicodemus

Finalmente ele estava conseguindo conquistar a vida mais leve e com significado que sempre quis.

O documentário é interessante pois mostra como inevitavelmente a maioria das pessoas acabam sendo dragadas pelo senso comum.

E nessa realidade é normal viver pelo salário, para comprar e pagar as contas. É por isso que acaba-se achando normal ter dívidas no cartão de crédito.

Por fim, entendemos que o conceito pregado pelo minimalismo é poderoso porque se torna nítido que estamos nos empanturrando de coisas erradas e nos privando do que realmente importa.

Caso goste desse tipo de assunto, clique no botão abaixo para ver todos os livros que a dupla de amigos conhecida como The Minimalists criaram em conjunto.


Livros dos The Minimalists

Programa Quando Menos é Mais

Caso você tenha interesse de obter todos estes benefícios, utilizando os conceitos do minimalismo em conjunto com técnicas cientificamente comprovadas, clique no botão abaixo e saiba mais sobre o Programa Quando Menos é Mais.


Programa Quando Menos é Mais

Se você achou que este conteúdo teve valor para você e pode ajudar alguém que você conheça, compartilhe-o como demonstração de carinho.

Muito obrigado e até a próxima.


#lessisnow

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo