• Roberto Kirizawa

Investimentos Inteligentes – Resenha

Tempo de leitura: 5 minutos


Recentemente li o livro Investimentos Inteligentes e achei que seria interessante fazer a resenha deste livro para te contar as coisas importantes que ele aborda. Vamos lá?

Acredito que o livro Investimentos Inteligentes, escrito por Gustavo Cerbasi é um bom manual para quem quer começar a se aventurar na aplicação do seu dinheiro em opções diversas. Digo isso, porque o autor esclarece no livro diversas formas de se rentabilizar o dinheiro. Desde formas simples e intuitivas como comprar e vender carros e imóveis a investir em fundos, ações e tesouro direto.

Como surgiu o livro Investimentos Inteligentes

O livro foi criado com a intenção de se responder as diversas dúvidas que leitores de outros livros e seguidores nas redes sociais indagavam. Digo dúvida de leitores porque Gustavo Cerbasi já possui outros livros como:

  1. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos;

  2. A Riqueza da Vida Simples;

  3. Como Organizar Sua Vida Financeira;

  4. Empreendedores Enriquecem Mais;

  5. Dinheiro: Os Segredos de Quem Tem;

  6. Adeus: Aposentadoria;

  7. Pais Inteligentes Enriquecem Seus Filhos.

Como você pode ver, Gustavo Cerbasi já produziu diversos outros livros, o que faz com que seu conhecimento possa dar excelente valor para quem lê.

Para quem é indicado

O livro é indicado para pessoas que estão querendo começar a investir. O autor explica vários tipos de aplicações de forma simples e com uma boa didática. Ele abrange o porquê de tanta gente, no Brasil, ainda acreditar que investir em imóveis seja uma ótima opção. E que os tempos estão mudando. Por isso é necessário se adaptar a estas mudanças e dançar conforme a música. Mostra de forma clara quais são as diferenças entre as modalidades de investimento em renda fixa e renda variável.

O que achei interessante é que o livro não é focado apenas em investimentos financeiros. Demonstra que o melhor investimento é aquele em que a pessoa sinta-se à vontade. Por exemplo, se uma pessoa gosta de carro, é normal que ela sempre esteja vendo os classificados deste tipo de bem. Saiba perceber quando encontrou uma boa oportunidade.Tem noção dos valores praticados pelo mercado. E desta forma, fica mais fácil começar a fazer dinheiro comprando e vendendo carros. Ou seja, investimento em uma coisa pela qual tenha paixão e sente-se à vontade. Uma coisa importante que é alertado, é que não se deve pegar todo o lucro gerado, por qualquer que seja a modalidade de investimento escolhida, e se gaste em benefício próprio. O dinheiro sempre deve ser revertido para manter o dinheiro em constante crescimento.

Estratégias financeiras

Além de explicar como funciona diversos tipos de investimentos, também é dado algumas estratégias financeiras que podem colaborar muito com a formação de patrimônio. Uma delas é a regra dos 80. Nada mais é que subtrair sua idade do número 80 e com o resultado saber qual é a proporção a se aplicar em renda variável. Com isso, conforme a pessoa tem mais idade, ela fica com seu dinheiro menos exposto a grandes variações de rentabilidade. Pois como se sabe, quando é feito a análise do perfil de uma pessoa, quanto mais nova ela é, maior a possibilidade de colocar o dinheiro em investimentos mais voláteis. Porque a tendência do ganho com ações a longo prazo é de ganho significativo. Porém, isto só é verdade pensando em longo prazo. Outra estratégia interessante é o balanceamento de carteira. Após saber qual é a proporção que se quer manter o dinheiro em renda fixa e variável, de tempos em tempos é necessário verificar como está esta proporção. Assim, quando o mercado de ações subiu mais que a renda fixa, deve-se vender uma parte das ações e colocar na renda fixa. Caso ocorra o contrário, o inverso também deve ser feito. Esta estratégia já se demonstrou vencedora em diversos estudos financeiros.

Conceitos básicos

Além de tudo que foi exposto, também gostei de que foram dados conceitos para os leitores, que apesar de básico, a maioria das pessoas acaba esquecendo. Um deles é que os aportes constantes são absolutamente necessários para se conseguir construir um patrimônio. Pode-se até conseguir viver de renda do capital investido em algum momento da vida. Mas até que este momento chegue, é inevitável que haja o comprometimento de se realizar, com frequência, a adição de mais dinheiro aos investimentos. Um mito que foi trabalho para cair é que para se investir é necessário estar plugado 24 horas por dia nas notícias econômicas e políticas do país e do mundo. Quando se pensa em investidor, existe a tendência de se pensar naquela pessoa trabalhando com várias telas de computador ao mesmo tempo. Analisando constantemente os gráficos de diversas ações para poder realizar as decisões. É fato que para se investir é necessário estar por dentro do que está acontecendo tanto com a política, como com a economia. Fora que é importante pelo menos ter uma noção razoável da solidez na empresa em que se quer comprar suas ações. Mas também não é preciso todo esse exagero. A revisão da carteira de ações pode acontecer com um tempo razoável de prazo: 1 ano por exemplo. Por fim, acho que é uma leitura bem produtiva para todos que se interessam pelo mercado financeiro. Principalmente para os que estão começando ou pretendem começar a investir seu dinheiro neste mercado.

Se você achou que este conteúdo teve valor para você e pode ajudar alguém que você conheça, compartilhe-o como demonstração de carinho.

Muito obrigado e até a próxima.


#investimentosinteligentes

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tempo de leitura: 4 minutos No livro Do Mil ao Milhão, escrito por Thiago Nigro podemos identificar qual é o seu pensamento estratégico para conseguirmos alcançar 1 milhão de reais, na prática. Sim, e

Tempo de leitura: 12 minutos Ao longo da vida a gente vai acumulando hábitos de consumo que não são os melhores, pensando financeiramente, e jogam nosso dinheiro no lixo. Porém, como o próprio nome di