• Roberto Kirizawa

Hábitos Atômicos

Tempo de leitura: 4 minutos


A ideia central do livro Hábitos Atômicos, escrito por James Clear, é entender que cada escolha pode te aproximar ou distanciar de sua meta. Que somos a somatória das escolhas e ações que fazemos.

Por que criar Hábitos Atômicos

Pequenas ações tomadas consistentemente, podem, após um tempo, gerar resultados impressionantes. Um exemplo dado foi de um professor que dividiu a classe em 2 grupos. Um grupo iria receber a nota de acordo com a quantidade de fotos tiradas. O outro grupo receberia a nota de acordo com a qualidade da foto. Portanto ,o primeiro grupo tinha que tirar o máximo de fotos possíveis. Enquanto o segundo necessitava tirar apenas 1 foto, desde que ela fosse de extrema qualidade. No fim do prazo, ao analisar o resultado, o professor teve uma surpresa. As melhores fotos eram dos alunos que estava no grupo que tinham que tirar o maior número de fotos possíveis. E daí podemos entender que a prática, realmente leva a perfeição. Apenas é possível melhorar e obter melhores resultados quando praticamos e aperfeiçoamos nossas habilidades.

As dificuldades de se criar Hábitos Atômicos

A grande dificuldade de se criar hábitos é que as pessoas tendem a achar que devem escolher ações de grande impacto. E deixam de lado as ações pequenas. Mas que são infinitamente mais fáceis de se criar a constância. Os hábitos se formam com base na frequência e não no tempo. Ou seja, é preciso praticar muito para atingir uma certa maestria em algo. Não adianta querer estipular um tempo para alcançar uma meta. O que se deve fazer é entender que se algo é feito todo dia, a meta será alcançada mais rápida do que se é feita uma vez por semana. Portanto, não é o tempo que determinará o alcance da meta. E sim a frequência.

Não se deve ter pressa

Pode ser contraintuitivo, porém é necessário entender que é melhor caminhar lentamente, e nunca parar. Muitas vezes ao querer caminhar muito rápido, o desgaste é tanto que se acaba desistindo. Portanto, é melhor começar com pequenas ações, que podem até não gerar grandes resultados imediatamente. Mas que no longo prazo esses pequenas ações é que farão toda a diferença.

Entenda o sistema dos Hábitos Atômicos

Não é a meta que diferencia os vencedores dos perdedores. Todos os atletas querem ganhar o campeonato. Todos os candidatos querem a vaga de emprego. Mas o que faz a diferença não é apenas almejar algo. E sim, criar um sistema de treinamento consistente que possibilite chegar lá. É mais fácil um atleta sem o objetivo de ganhar, mas que treina com um sistema definido, atingir um resultado bom. Do que um atleta que quer ganhar , mas não tem um treino baseado em um sistema definido.

Identidade

Somos leais a identidade que temos. Se você acredita que é uma pessoa noturna, nunca conseguirá acordar cedo. Sempre encontramos uma maneira para não nos contradizer. Como exemplo veja 2 respostas de pessoas que estavam parando de fumar. Pessoa 1:

Não, obrigado. Estou tentando parar.

Pessoa 2:

Não, obrigado. Não fumo mais.

Enquanto a primeira pessoa ainda acredita ser um fumante que está tentando parar, a segunda não se identifica mais como sendo um fumante.

Cuidado com o Vale da Desilusão

O autor comenta para tomar cuidado com o vale da desilusão. O vale da desilusão é o momento em que está se fazendo um esforço, mas aparentemente não está havendo resultado algum. E isso é algo muito comum. Inclusive isso fica evidente no gráfico denominado como platô do potencial latente.

No gráfico podemos perceber que a realidade difere-se da teoria imaginada. Enquanto temos a tendência de imaginar um progresso linear, não é isso que acaba acontecendo. É meio que como pegar no tranco, sabe. Demora para uma pequena ação surtir efeito, mas depois que surte é impossível deixar de perceber. E desta forma o progresso acontece. Rompendo diversos platôs.

Conclusão dos Hábitos Atômicos

Portanto, devemos tomar cuidado ao estipular ações muito difíceis ou complexas. Pois desta forma aumenta-se muito a probabilidade de se desistir. E também temos que ter consciência de que os resultados só aparecem para quem consegue ter paciência e consistência. É como Warren Buffet , um dos maiores investidores do mundo, disse:

“É muito fácil ficar bem de vida lentamente. Mas não é fácil se tornar rico rapidamente”
 

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Muito obrigado e até a próxima.


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