• Roberto Kirizawa

Dicas para manter seu ambiente limpo e organizado

Tempo de leitura: 4 minutos


O mais importante de tudo é entender que é mais fácil não sujar do que ter que ficar limpando toda hora. Afinal de contas, a premissa básica para manter um ambiente limpo e organizado é não bagunçar, certo.

Com este tipo de pensamento podemos criar diversos hábitos para facilitar a manutenção de um ambiente, tonando-o muito mais gostoso de se morar ou trabalhar.

Dica 1 para manter seu ambiente limpo e organizado

As correspondências por exemplo. O ideal é lidar com elas logo que chegam. Jogue o que não tem importância. Escaneie o que for importante. Agende o pagamento se for uma conta. E encaminhe o que for necessário passar para outra pessoa.

Dica 2 para manter seu ambiente limpo e organizado

Lave a louça imediatamente após a refeição. Faça como que a lavagem da louça se torne parte do processo da refeição. Assim, terá sempre a pia limpa e as louças à disposição para a próxima refeição.

Dica 3 para manter seu ambiente limpo e organizado

Se tiver pequenas coisas para fazer na casa ou no seu ambiente de trabalho, faça imediatamente. Não fique protelando e deixando sempre para depois. Troque aquela lâmpada queimada do corredor. Tire o lixo e coloque-o no devido lugar. Guarde a louça lavada. Agüe as plantas. Reponha o detergente, o sabonete e troque a toalha de mão.

Dica 4 para manter seu ambiente limpo e organizado

Uma das minha dicas preferidas é: se usou, guarde onde encontrou. Só esta atitude resolve uma boa parte da desorganização da casa. Isto serve para:

  1. O controle remoto da TV;

  2. A revista ou o livro que pegou para ler;

  3. O tablet que usou para pesquisar algo;

  4. O joystick do video game;

  5. E assim por diante.

Dica 5 para manter seu ambiente limpo e organizado

Quando chegar em casa, já guarde ou coloque para lavar as roupas e calçados usados. Aliás, como eu moro no Japão, por aqui a gente tira os calçados para entrar em casa. Logo na entrada das casas existe uma área chamada genkan onde devemos deixar o calçado usado na rua e trocamos por um calçado próprio para usar apenas dentro de casa. Isto é ótimo para não trazer sujeira para dentro de casa. E também para evitar de trazer consigo bactérias, vírus e agentes patológicos que acabam se depositando nos calçados. Eu e minha esposa já aproveitamos para deixar também um cabideiro neste mesmo espaço. Nele deixamos nossos casacos e capa de chuva para facilitar tanto na saída como na chegada em casa.

Dica 6 para manter seu ambiente limpo e organizado

Quando usar determinado ambiente, ao terminar já limpe-o e libere espaço para outra pessoa da família ou para você mesmo. Dessa forma poderá ter o local limpo para a próxima atividade que tiver. Isto serve tanto para quando fizer uma refeição como também para quando usar a mesa para realizar qualquer tipo de trabalho.

Dica 7 para manter seu ambiente limpo e organizado

Programe atividades de limpeza como varrer, lavar e aspirar. Fazendo um pouco por dia não fica pesado como fazer tudo de uma única vez.

Dica 8 para manter seu ambiente limpo e organizado

Caso conviva com mais pessoas, seja da família ou não, converse e certifique-se que todos façam a sua parte. Inclusive atividades que possam haver uma divisão nas tarefas é importante deixar uma parte para cada pessoa. Só assim todos valorizarão a importância de manter o ambiente limpo e organizado.

 

Programa Quando Menos é Mais

Caso você tenha interesse em se aprofundar no estilo de vida minimalista para obter todos os benefícios, utilizando os conceitos do minimalismo em conjunto com técnicas cientificamente comprovadas, clique no botão abaixo e saiba mais sobre o Programa Quando Menos é Mais.


Programa Quando Menos é Mais

 

Se você achou que este conteúdo teve valor para você e pode ajudar alguém que você conheça, compartilhe-o como demonstração de carinho.

Muito obrigado e até a próxima.


#limpeza #organização

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo