• Roberto Kirizawa

Como parar de procrastinar

Tempo de leitura: 3 minutos


Na verdade, todos somos procrastinadores. Alguns mais, outros menos, mas a procrastinação sempre está lá, a espreita para pegar os menos avisados.

Natureza

Tirando nossas necessidades básicas, que atendemos por instinto, como comer e dormir, todo o resto, para ser feito é preciso um esforço consciente da nossa parte, caso contrário facilmente irá procrastinar. Por exemplo, as pessoas só escovam os dentes após as refeições devido ao hábito criado. E diga-se de passagem que todo bom hábito para ser criado precisa de muito esforço, principalmente no começo. Você se lembra o quanto seus pais tiveram que encrencar com você quando criança até que você passasse a escovar os dentes por conta própria?

Pense no longo prazo antes de procrastinar

É mais fácil fazer coisas gratificantes agora do que algo que não seja tão prazeroso, mesmo sabendo que no longo prazo esta seria a escolha certa. De manhã, quando o despertador toca, principalmente quando é inverno, é mais fácil levantar para ir à academia, ou ficar mais um tempo debaixo das cobertas até dar a hora de ir para o trabalho? Sei que é mais fácil procrastinar. Só que, na maioria das vezes, se esquece que toda escolha tem sua consequência. A falta de atenção para sua saúde hoje, terá seu preço amanhã. Isso também acontece quando não se esforça para cumprir seus objetivos de vida.

Não se engane

Por isso as pessoas costumam se enganar, justamente para não ficar com aquele peso na consciência de não estar fazendo o que deveria. Passam a falar:

  1. Vou começar a dieta na semana que vem;

  2. Vou começar exercitar-me semana que vem;

  3. Vou escrever o trabalho de graduação no mês que vem.

E assim a vida vai passando e se algo não mudar, a pessoa acaba virando expectador da própria vida. Ela assiste a vida passar e nunca faz nada de concreto para tomar as rédeas da situação e mudar definitivamente isso. Sabe que não deveria, mas passa a procrastinar.

Agora, que é começo de ano, a gente vê um monte de gente motivada, dizendo que este ano será diferente.

  1. Começam com a dieta;

  2. Começam a ir na academia;

  3. E assim por diante.

Mas menos de 1 mês depois, nem se lembram mais da dieta, e as academias que estavam lotadas, voltam a ter apenas os seus frequentadores de sempre.

Não espere ter vontade

As pessoas esperam ter vontade, para só então fazer. O problema é que muitas vezes essa vontade nunca chega. Portanto, apenas faça. Crie o seu planejamento diário e cumpra. Simples assim. Para quem não tem noção como realizar seu planejamento, o método GTD é uma boa pedida.

Tarefas rápidas

Uma outra coisa legal para adotar no dia a dia é começar a fazer imediatamente as tarefas rápidas que aparecem na sua frente. Tipo, se uma tarefa vai gastar menos de 2 minutos, vá lá e faça logo. Não fique procrastinando. Este tipo de ação ajuda a você começar a sair da letargia e passar a sentir que está sendo mais produtivo. Isto já é um começo. Agora, ponha a mão na massa e veja os diversos conteúdos que tenho sobre produtividade que poderão complementar as ideias que você teve com este daqui.

 

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Muito obrigado e até a próxima.


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