• Roberto Kirizawa

Como faço para meu dia ser mais produtivo

Tempo de leitura: 5 minutos


Hoje quero te passar algumas coisas que eu costumo fazer para tornar meu dia mais produtivo.

Planejamento

Acredito que a coisa mais importante é conseguir fazer um bom planejamento. Pois para quem não sabe onde quer chegar qualquer caminho serve, certo?

Para se conseguir realizar um bom planejamento o primeiro passo é saber exatamente quais os objetivos que tem, e suas respectivas tarefas que o compõe. Saber quais são as prioritárias por questão de importância e prazo também é muito importante. A partir daí estabeleço quais serão as tarefas que irei realizar no dia seguinte, tanto na parte da manhã, da tarde e da noite. Costumo fazer isso no final do dia.

Execução

Gosto de começar meu dia verificando as tarefas que deixei programadas para o dia. Desta forma, já me preparo mentalmente para cumprir a agenda que havia criado. Uma observação importante é que sempre deixo um espaço para atividades de emergência que possam aparecem durante o dia. Dessa forma, não fico estressado quando elas aparecem, comprometendo meu planejamento.

Se conheça

Uma coisa normal que acontece é se colocar mais tarefas que realmente se consegue fazer. No começo pode ser meio difícil, mas com o tempo você começa a entender qual é sua velocidade para cumprir suas tarefas programadas. Não deixe que isto te estresse. Se não conseguir cumprir totalmente sua programação do dia, apenas sente no fim do dia e tente entender o que aconteceu para tentar corrigir isto na programação que irá fazer para o dia seguinte.

Meta para o dia

Procuro estabelecer o cumprimento de uma meta diária. Sabe, conseguir realizar aquela coisa que te fará ficar satisfeito por ter feito durante o dia? Esta meta diária pode ser dividida em pequenas tarefas que você irá dividi-las nos períodos que tem a sua disposição. Por exemplo, posso determinar que minha meta de um dia é conseguir montar a pauta para um novo vídeo. Então existem diversas tarefas que devem ser realizadas para que esta meta seja atendida.

  1. Pesquisar o tema que quero abordar;

  2. Após determinado o tema, pesquisar sobre o assunto e pontos de vista diversos;

  3. Realizar um brainstorm das minhas ideias e experiências que possam agregar valor ao assunto;

  4. Criar o mapa mental sobre os principais pontos de argumentação que serão utilizados;

  5. Escrever a pauta utilizando este mapa mental.

Conseguiu perceber que para uma mera atividade que aparentemente é fácil de se fazer, existem muitas tarefas a serem cumpridas? A realização destas tarefas podem levar o dia todo, sendo divididas 2 para a parte da manhã, 2 para a parte da tarde e 1 para a parte da noite. Lembrando que sempre o fim do dia, eu tenho que deixar um tempo para a programação da agenda do próximo dia.

Alimentação

Uma coisa que impacta muito a produtividade do dia de qualquer pessoa é a alimentação. Mas ninguém presta atenção neste ponto quando se fala em ser mais produtivo. Eu tomo o cuidado de comer comida de verdade, ao invés de ficar comendo lanches ou fast food. Sempre que vejo a garrafinha de água na minha mesa tomo um pouco dela. A hidratação também é essencial. Nosso cérebro desempenha muito melhor quando está bem hidratado. Também evito de ficar beliscando porcarias entre as refeições e não esqueço de tomar meus suplementos alimentares.

Caixa de entrada

Conforme comentei no conteúdo sobre o método GTD, sempre que tenho uma nova ideia, tomo o cuidado de anotá-la imediatamente em minha caixa de entrada. Geralmente anoto na minha caixa de entrada digital, porém às vezes anotar no meu bloco de anotações é mais rápido e conveniente. Faço isso para as ideias e para as tarefas que apareçam durante o dia, independente do momento.

Exercício físico

Outra coisa que não se costuma falar quando o assunto é produtividade, é sobre fazer exercícios físico. Exercitar-se oxigena o cérebro, e com isso facilita o processo criativo. Eu, particularmente, gosto muito de caminhar. E é isso que faço 1 vez ao dia. Gosto de ver o movimento das pessoas, as paisagens, a arquitetura das casas e dos comércios. Tudo isso acaba virando novos estímulos e informações para gerar mais ideias e possíveis soluções à problemas que me deparo.

Organização

Já ouvi falar que uma mesa limpa, sem nenhuma bagunça gera uma pessoa sem criatividade. Eu discordo. Acredito que para ser produtivo é necessário ter não só uma mesa limpa e organizada, como também o ambiente de trabalho. Só dessa forma é possível ter acesso rápido às informações e materiais necessários, no momento que se precisa deles. E isto facilita, e muito o processo criativo. É claro que durante o momento de trabalho, em que se está pesquisando, analisando e gerando um novo conteúdo a mesa fica mesmo cheia de livros, revistas e o computador com diversas abas do browser abertas. Mas após terminar, guardo tudo novamente no seu devido lugar para dar espaço para a próxima tarefa.

Dica importante

A parte da manhã é crucial para que o restante do dia seja produtivo. Quando começamos bem o dia, realizando as tarefas estabelecidas, a tendência é que se continue assim pelo resto do dia. Portanto, tome bastante cuidado, principalmente neste período, caso queira manter uma alta produtividade.

 

Programa Quando Menos é Mais

Caso você tenha interesse de obter todos estes benefícios, utilizando os conceitos do minimalismo em conjunto com técnicas cientificamente comprovadas, clique no botão abaixo e saiba mais sobre o Programa Quando Menos é Mais.


Programa Quando Menos é Mais

 

Se você achou que este conteúdo teve valor para você e pode ajudar alguém que você conheça, compartilhe-o como demonstração de carinho.

Muito obrigado e até a próxima.


#diaprodutivo

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tempo de leitura: 5 minutos Hoje vamos conversar sobre o livro A Arte de Viver que foi escrito por Sharon Lebell, baseado no primeiro e mais admirável manual do Ocidente em como viver melhor, criado p

Tempo de leitura: 4 minutos Hoje vamos conversar sobre como muda de vida e conseguir conquistar seus objetivos. Muitas pessoas querem mudar de vida, mas não sabem como começar. Nem mesmo o que tem que