• Roberto Kirizawa

Como alcançar a liberdade financeira

Tempo de leitura: 3 minutos


Acredito que um dos nossos maiores obstáculos para conquistar a liberdade financeira seja o consumismo. É praticamente impossível não querer comprar nada, com tantas coisas sendo oferecidas pelas empresas através das mídias. Não que eu ache errado as empresas criarem produtos para comercializarem. Principalmente se o produto poderá fazer diferença na vida das pessoas. Porém, somos bombardeados por anúncios de todos os lados. Muitos começam a acreditar que para serem felizes precisam de determinados bens de consumo, conforme é insinuado pelas propagandas. E aí é que mora o perigo. Quando as pessoas passam a achar que precisam de determinado carro, smartphone, roupa de grife para serem felizes é porque tem algo errado. Afinal de contas, antes destas coisas existirem elas conseguiam viver de boa sem tudo isso, certo?

Endividamento

Mas o resultado gerado pelo consumismo é sentido no bolso. Para adquirir as coisas, muitas pessoas não têm a paciência de primeiro juntar o dinheiro necessário para só então comprar. Então elas se endividam. E é justamente nessa hora que a possibilidade de conquistar a liberdade financeira fica bem mais remota. Hoje vivemos em um mundo em que tudo acontece muito rápido. A tecnologia trouxe a possibilidade de acessar as informações na hora em que queremos. Podemos conversar com as pessoas online instantaneamente, independente dela estar do outro lado do mundo ou não. Porém isso está criando pessoas imediatistas, que não conseguem esperar nada. Inclusive não conseguem esperar para ter as coisas. Você tem que entender que quando estamos endividados viramos escravos. Todo o suor do nosso trabalho, do nosso esforço é para pagar os outros. O dinheiro que você faz passa a não ser mais seu.Isso é duro de encarar, mas é o que realmente acontece.

Mentalidade para ter a liberdade financeira

E por isso, se eu tivesse que elencar apenas uma coisa para você trabalhar para conquistar a liberdade financeira eu escolheria a mentalidade. Somente tendo a mentalidade correta você conseguirá ter a força de vontade necessária para ultrapassar todos os obstáculos que foram criados pela sociedade atual a fim de mantê-lo aprisionado nas dívidas. Quando se tem a mentalidade correta, naturalmente conseguimos perceber quando apenas desejamos algo, mas não precisamos dele. E com isso temos a possibilidade de não comprar coisas que não vão agregar significativamente em nossas vidas. Passamos a compreender que é necessário fazer mais dinheiro do que gastar.Afinal de contas, é uma conta básica, né. Se você gasta mais do que sua renda permite, esta diferença tem que ir para algum lugar.Infelizmente acaba virando dívidas. Me lembro que quando estavam começando a despontar consultores e especialistas financeiros na mídia havia uma história de que se poderia ficar milionário deixando de tomar o cafezinho. Hoje a maioria dos especialistas financeiros descordam desta teoria. Mas o que não se percebe é que não basta a interpretação literal desta analogia. A ideia é que quando passamos a ter a mentalidade para ser rico começamos a ver várias possibilidades de gastar menos.Inclusive no cafezinho.

 

Programa Quando Menos é Mais

Caso você tenha interesse de obter todos estes benefícios, utilizando os conceitos do minimalismo em conjunto com técnicas cientificamente comprovadas, clique no botão abaixo e saiba mais sobre o Programa Quando Menos é Mais.


Programa Quando Menos é Mais

 

Se você achou que este conteúdo teve valor para você e pode ajudar alguém que você conheça, compartilhe-o como demonstração de carinho.

Muito obrigado e até a próxima.


#finanças #liberdadefinanceira

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tempo de leitura: 4 minutos No livro Do Mil ao Milhão, escrito por Thiago Nigro podemos identificar qual é o seu pensamento estratégico para conseguirmos alcançar 1 milhão de reais, na prática. Sim, e

Tempo de leitura: 12 minutos Ao longo da vida a gente vai acumulando hábitos de consumo que não são os melhores, pensando financeiramente, e jogam nosso dinheiro no lixo. Porém, como o próprio nome di