• Roberto Kirizawa

Armário Cápsula Minimalista

Tempo de leitura: 5 minutos


O armário cápsula facilita muito a vida da gente. Principalmente com a correria que atualmente vivemos. Hoje vou te explicar o que é e como montar o seu armário cápsula. Mudar para o armário cápsula minimalista é a forma de transformar seu guarda roupas deixando-o compacto e versátil. A ideia é comprar e manter apenas as peças de roupas que realmente são usadas e consigam combinar entre si de diversas maneiras.

Objetivo do armário cápsula

O objetivo principal do armário cápsula é reduzir a quantidade de roupas. Para isso, você só poderá comprar roupas que realmente combinam com seu estilo. Outra coisa que acontece como consequência de ter um armário cápsula é a economia com gasto em roupas. Isto acontece, pois além de precisar de menos roupas, a ideia é também comprar roupas de boa qualidade, que irão durar um bom tempo.

Como lidar com as estações

Existem peças que são usadas em todas as estações. Por isso elas são mantidas em seu armário cápsula por todo ano. Mas também existem peças que são usadas apenas em determinadas estações. É o caso de casacos pesados, blusas grossas, cachecol, luvas, regatas, etc. Nestes casos é necessário guardar estas peças de roupas, tirando-as do seu armário cápsula até que sejam necessárias novamente na mesma estação do ano que vem.

Depende da região em que vive

Para quem vive em regiões com as estações bem definidas, é mais que necessário fazer isto. Entretanto, eu sei que existem regiões onde a variação de temperatura não é tão grande durante todo o ano. E então é você quem deverá analisar e escolher se vai tirar peças de roupas nas viradas das estações.

Como guardar as roupas

Estas roupas devem ser guardadas da melhor forma possível. Dessa forma, você irá preservá-las mantendo-as com o aspecto de novas. Eu costumo colocá-las naqueles sacos à vácuo. Assim, além de preservá-las, elas ocupam menos espaço.

Quando desfazer de roupas do seu armário cápsula

Na hora em que for separar as peças de roupas para guardá-las devido a mudança de estação, preste atenção se não existe nenhuma delas que você não usou durante toda a estação. Caso isso tenha acontecido, é provável que está na hora de desapegar dela. Peças de roupas que geralmente ficam na parte de baixo e nos cantos do fundo das gavetas também são fortes concorrentes a entrarem para a lista de desapego. De tempos em tempo faça o inventário de suas roupas, verificando se existem peças que não são mais usadas, para que possam ser desapegadas.

Dicas para montar seu armário cápsula

  1. Não compre uma peça de roupa apenas porque estava na promoção. Isto fará que você evite de comprar por impulso uma roupa que não vai combinar com as outras ou que não esteja dentro do seu estilo.

  2. Ao comprar uma nova peça de roupa, ela deve ser harmoniosa com o restante das roupas que você possui. Pense no corte, na cor e no estilo.

  3. Procure comprar roupas de modelos atemporais. Assim, você poderá usá-las independentemente da moda do momento.

  4. Peças de roupas de cores neutras sempre são uma boa pedida. Cores como o branco, cinza e preto são fáceis de combinar com outras cores. E facilita na hora de montar seu visual para o dia.

  5. Não compre roupas que não tiverem um bom caimento no seu corpo. E não adianta pensar que quando emagrecer ela terá um caimento melhor.Não conte com o ovo antes da galinha.

Como ajustar seu guarda roupas para criar seu armário cápsula

Para ajustar seu guarda roupas atual e transformá-lo em um armário cápsula, desapegue das roupas que:

  1. Não usa mais;

  2. Não estão servindo;

  3. Não estão em bom estado;

  4. Não estão compatíveis com o seu estilo visual ou estilo de vida;

  5. As cores não combinam com o restante das outras roupas.

Você pode jogar, doar ou vender em um bazar. Mantenha apenas os tipos de roupas que você se sente à vontade para vestir. Mulheres que não gostam de vestido, não faz sentido tê-los em seu armário cápsula. Da mesma forma que homem que não gosta de roupa social, é melhor ter apenas roupas casuais. O clima da região em que você vive ou costuma frequentar também é um fator importante para ser levado em consideração. Normalmente costuma-se falar que um armário cápsula possui entre 30 a 40 peças de roupas. Entendendo que roupas íntimas, pijama e roupas de festa ficam de fora desta contagem, acredito que seja um número bem razoável.

Benefícios do armário cápsula

Quando você opta por usar um armário cápsula, acaba ajudando o meio ambiente. Pois acaba comprando menos roupas, gerando menos lixo ao longo do tempo. Isso também acontece por evitar roupas de baixa qualidade, a quais acabam tendo que ser descartadas muito rapidamente. O armário cápsula também acaba aumentando sua produtividade. Porque é normal demorar menos tempo para escolher as peças de roupa que usará no seu look do dia. E por último, mas não menos importante, facilita a organização. Afinal de contas fica muito mais fácil organizar seu guarda roupas quando se tem menos peças para arrumar. Se você achou que este conteúdo teve valor para você e pode ajudar alguém que você conheça, compartilhe-o como demonstração de carinho.

Muito obrigado e até a próxima.


#finanças #sustentabilidade #armáriocápsula #meioambiente #minimalismo

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tempo de leitura: 4 minutos No livro Do Mil ao Milhão, escrito por Thiago Nigro podemos identificar qual é o seu pensamento estratégico para conseguirmos alcançar 1 milhão de reais, na prática. Sim, e

Tempo de leitura: 12 minutos Ao longo da vida a gente vai acumulando hábitos de consumo que não são os melhores, pensando financeiramente, e jogam nosso dinheiro no lixo. Porém, como o próprio nome di