• Roberto Kirizawa

Antes de comprar, pense nisso

Tempo de leitura: 4 minutos


Você é do tipo que quando quer algo simplesmente vai lá e compra ou antes reflete se realmente está fazendo a escolha certa? Pergunto isso porque uma das maiores armas do comércio é a venda por impulso. E a tendência é que uma pessoa que pensa com mais calma e não toma a decisão de compra precipitadamente faça compras mais conscientes. Por isso, acaba gastando menos. Esta é exatamente a forma de pensar das pessoas que vivem um estilo de vida minimalista.

Por que comprar

Todo vez que se precisa comprar algo é necessário refletir por que está se comprando. É interessante se fazer algumas perguntas como:

  1. Eu realmente preciso comprar ou estou sendo levado pelo impulso do momento?

  2. Preciso comprar mais ou já tenho o suficiente?

  3. É uma necessidade ou apenas um desejo?

Fora isso é interessante pensar em alternativas. Tipo, se dá para reaproveitar algo que já se tem ao invés de fazer a compra. Ou trocar o que tem com outra pessoa pelo quê precisa. Se for algo de uso rápido, tipo uma ferramenta cara, às vezes, torna-se mais em conta alugar ou até pegar emprestado de um conhecido. Existe também a possibilidade de reformar algo que você já tenha para atender a necessidade ao invés de comprar um novo, dependendo do que seja.

Saiba exatamente o que precisa comprar

Se você entendeu que precisa realmente comprar, então é necessário determinar as devidas característica do que precisa.

Por exemplo, se você estiver precisando comprar uma geladeira. Será necessário saber qual é a capacidade, tanto da parte da geladeira em si, como do freezer, que irá atender sua necessidade. Também é interessante procurar uma que não gaste tanta energia e tenha o selo do Inmetro de baixo consumo energético. Talvez ter a funcionalidade de anti-congelamento seja uma boa pedida para não ter que desligar a geladeira de tempos em tempos para retirar o gelo que acaba se depositando nas paredes internas. Isso além de dar trabalho, ainda faz você correr o risco de perder alimentos que estavam guardados na geladeira. Mas o que não pode acontecer é você começar a extrapolar suas reais necessidades e querer comprar uma geladeira com características muito acima do que precisa. Porque senão você vai começar a querer uma geladeira com 2 portas, de aço inoxidável, que tenha dispenser de gelo, de água e aí o céu é o limite.

Forma de pagamento

Uma coisa muito importante, e que talvez você nem tenha se dado conta, é que eu ainda não falei do ponto chave de uma compra: a forma de pagamento. Evite, fuja como vampiro foge de alho, de pagar com parcelamentos. Seja parcelado no cartão de crédito ou no boleto, esta é uma forma de pagamento que normalmente existe a incidência de juros. E fora isso, você ficará com sua renda comprometida pelos próximos meses para realizar o pagamento das parcelas da sua compra. Portanto, a melhor forma de se pagar qualquer coisa é à vista. Primeiro junte o dinheiro e depois realize a compra. Se é uma compra de urgência, então utilize sua reserva de emergência e logo em seguida já comece a recompô-la novamente.

Eu já escrevi sobre a reserva de emergência em outro artigo. Caso queira lê-lo, clique aqui.

Onde comprar

Após todos estes pontos decididos, você precisa definir onde irá adquirir o produto que precisa. Nessa hora é importante pesquisar e pechinchar. Muitas pessoas têm vergonha de pechinchar na hora de realizar a compra. Acham que estão mendigando. Mas o fato, é que após anos trabalhando no comércio eu percebi que as pessoas que mais negociam na hora de fazer as compras são as ricas. E através dessa característica, fica fácil perceber porque são ricas. Elas sabem o valor do dinheiro. Sabem quanto custa sua hora de trabalho e por isso não libera o seu rico dinheirinho tão facilmente.

Pense nisso e tenha uma vida mais leve e produtiva.

 

Programa Quando Menos é Mais

Caso você tenha interesse de obter todos estes benefícios, utilizando os conceitos do minimalismo em conjunto com técnicas cientificamente comprovadas, clique no botão abaixo e saiba mais sobre o Programa Quando Menos é Mais.


Programa Quando Menos é Mais

 

Se você achou que este conteúdo teve valor para você e pode ajudar alguém que você conheça, compartilhe-o como demonstração de carinho.

Muito obrigado e até a próxima.


#comprar #compras #dinheiro #finanças

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tempo de leitura: 4 minutos No livro Do Mil ao Milhão, escrito por Thiago Nigro podemos identificar qual é o seu pensamento estratégico para conseguirmos alcançar 1 milhão de reais, na prática. Sim, e

Tempo de leitura: 12 minutos Ao longo da vida a gente vai acumulando hábitos de consumo que não são os melhores, pensando financeiramente, e jogam nosso dinheiro no lixo. Porém, como o próprio nome di